VII Semana dos Realizadores anuncia a sua programação
De 19 a 25 de novembro o Rio de Janeiro recebe a VII Semana dos Realizadores, importante festival dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo. Contando novamente com o patrocínio da Petrobras e da RioFilme, o evento ocupará o Espaço Itaú de Cinema de Botafogocom uma programação variada. Além da exibição de 50 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens) e uma mostra competitiva, a sétima edição trazprogramações especiais, debates, videoinstalações e uma masterclass com o cineasta francêsSylvain George, que vem ao Brasil apresentar uma retrospectiva de sua carreira a convite do InstitutFrançaisduBrésil.
Confira AQUI a entrevista com o Realizador estreante BERNARDO NABUCO.
CRÍTICAS
MOSTRA COMPETITIVA E SESSÕES ESPECIAIS
A maioria dos filmes exibidos será inédita na cidade e apresentada ao público pelos próprios realizadores, presentes para conversas após as sessões.A mostra competitiva traz 20 filmes, selecionados entre quase 700 inscritos, na disputa por premiações que incluem, além de apoios para futuros filmes, convite para exibição nos festivais IndieLisboa e no Festival Cinematográfico Internacional delUruguay, prêmio-aquisição do Canal Curta! e proposta de distribuição em salas independentes do México e da Colômbia pelo Cine Tonalá.
Sessões especiais apresentarão longas e curtas aguardados e ainda inéditos no Rio, como os novosde André Novais de Oliveira (vencedor do prêmio de melhor longa-metragem na última edição do festival), Maria Augusta Ramos (que teve retrospectiva realizada dentro da Semana em 2013), Júlio Bressane e Bruno Safadi (apresentando seu projeto Tela Brilhadora), entre outros.
OBRAS DA BERLINALE FORUM E RETROSPECTIVA DE DIRETOR FRANCÊS
Uma das principais novidades desta edição do festival, a seção Semana Convida apresenta mostras exibidas em outros festivais que dialogam com a Semana dos Realizadores. Em Semana convida: Cine Esquema Novo Expandido – BerlinaleExpandedForum 2015, o público assistirá uma seleção de oito obras da Mostra Forum do Festival de Berlim 2015, espaço de radicalidades de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Dentre a programação, destacam-se os filmes The ForbiddenRoom, último trabalho do diretor canadense Guy Maddin e IEC Long, media metragem da dupla de portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata. Essa mostra é realizada com o apoio do Goethe-Institut.
Semana convida: Fronteira Festival - Retrospectiva Sylvain George é uma oportunidade única de conhecer a obra deste diretor francês e suas obras, que tratam de temas como a imigração entre países em conflito e os chamados de Primeiro Mundo, tão atual nos dias de hoje. A mostra, que tem curadoria de Rafael Castanheira Parrode e Toni D’Angela, contará com a presença do próprio diretor, que ministrará ainda a masterclass gratuita Memória que queima, além de pessoalmente apresentaruma retrospectiva essencial de seus filmes como elemento-chave para se entender e refletir sobre algumas das crises do nosso tempo e sobre o papel do audiovisual nestas pautas.
Oura novidade é mostra Realizações do Rio, que reúne trabalhos inéditos produzidos por cineastas cariocas ou que vivem no Rio, fomentando e multiplicando os espaços de diálogo da cena local.
DEBATES E VIDEOINSTALAÇÕES DE ARTISTAS−CINEASTAS
Mais do que um festival de cinema, a Semana dos Realizadores é tradicionalmente um lugar de encontro. E para expandir as reflexões propostas nos filmes, no cinema, na criação e na vida, esta edição promove, além dos debates que seguem as sessões da nossa programação,dois encontros especiais em torno de temas fundamentais do nosso tempo.
“A imagem em movimento no cinema e na arte contemporânea – contaminações e potências” proporcionará uma conversa entre realizadores, programadores e curadores para pensar os usos, formas e funções da imagem em movimento no cinema e na arte contemporânea. O encontro terá participação de Fred Benevides, Carlos Adriano, Gustavo Spolidoro e Pedro França,com mediação de Patricia Mourão.
Já o debate “Construção e desconstrução do feminino/ masculino no cinema brasileiro contemporâneo” questionará como a construção de personagens e narrativas no cinema brasileiro contemporâneo pode desafiar os estereótipos de gênero. Participam Anita Rocha da Silveira, MaeveJinking, Ilana Feldman, Joana Gatis e Yasmin Thayná, mediadas por Amanda Gabriel.
Um dos destaques desta edição da Semana dos Realizadores é uma exposição no Espaço Cultural Olho da Rua, que durante o sábado, dia 21, recebe quatro videoinstalações, duas delas vindas da Berlinale: Viventes, de Frederico Benevides e Je proclame ladestruction, de Arthur Tuoto. A exposição conta ainda com Não é sobre sapatos, investigação de Gabriel Mascaro, autor do premiado filme “Boi Neon”, sobre abordagem policial a manifestantes, trabalho que integrou a seleção da última Bienal de São Paulo. Para fechar a seleção, Vertières I, II, III, de Louise Botkay, volta à programação em novo suporte e fruição após vencer a Semana dos Realizadores em 2014, na categoria curta metragem.
A VII Semana dos Realizadores tem o patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Cultural, e da RioFilme. A Semana conta ainda com apoio do Institut Français du Brésil e Goethe-Institut.
Serviço:
VII Semana dos Realizadores
Local:Espaço Itaú de Cinema de Botafogo l Centro Cultural Olho da Rua
Endereço: Praia de Botafogo, 316 – Botafogo l Rua Bambina, 6 - Botafogo