CANNES: ONLY LOVERS LEFT ALIVE


ONLY LOVERS LEFT ALIVE


Este filme mostra a história de amor entre dois vampiros (Tilda Swinton e Tom Hiddleston), cansados da sociedade onde vivem. Durante muitos séculos eles vivem uma relação juntos, até serem interrompidos pela incontrolável irmã caçula da vampira (Mia Wasikowska).

Por Fabricio Duque

"Only Lovers Left Alive", de Jim Jarmusch, um cineasta americano extremamente independente e que experimenta ângulos de camera e narrativas, traz a Cannes, a sua versão vampiresca de como é o cotidiano atual de um vampiro. É uma metáfora à crítica de como o mundo de hoje está: chato. E os vampiros precisam conviver com isto porque têm uma longa existência (mas não eterna). É incrível como Jim captura a essência e a projeta na atmosfera do filme, capturando o espectador como um "voyer" e uma possível vítima. A vida deles gira como um disco de vinil e a câmera roda e roda a imagem. Assim, o diretor consegue traduzir perfeitamente o universo dos vampiros, sendo sutil e mostrando aos poucos os hábitos sem o cliché característico dos filmes do gênero. Há deboche, sarcasmo, aprofundamento existencial, cumplicidade interpretativa e uma excelente fotografia. É um filme encantador, que se conta pelo menos a fim de ganhar o mais. 




O Diretor. Jim Jarmusch nasceu em Ohio, dia 22 de Janeiro de 1953, nos Estados Unidos. Estudou na escola de cinema da Universidade de Nova Iorque, sem ter no entanto terminado os seus estudos. Optou antes por aproveitar o financiamento da bolsa de que dispunha para produzir o seu primeiro filme, "Permanent Vacation". 

Filmografia

2009: Os Limites do Controle 
2005: Flores Partidas 
2003: Sobre Café e Cigarros 
2002: Ten Minutes Older: The Trumpet (segment "Int. Trailer Night") 
1999: Ghost Dog 
1997: Year of the Horse (documentário) 
1995: Coffee and Cigarettes III (curta) 
1995: Dead Man 
1991: Uma Noite Sobre a Terra 
1989: Trem Mistério 
1989: Coffee and Cigarettes II (curta) 
1988: Talking Heads: Storytelling Giant (video) 
1986: Daunbailó 
1986: Coffee and Cigarettes (curta) 
1984: Estranhos no Paraíso 
1983: Stranger Than Paradise (curta) 
1980: Permanent Vacation