Rock of Ages

ROCK OF AGES: O FILME (Rock of Ages, EUA, 2012). Direção e coreografias de Adam Shankman. Roteiro de Justin Theroux, Chris D'Arienzo e Allan Loeb, baseado no musical escrito por Chris D'Arienzo. Com Julianne Hough, Diego Boneta, Tom Cruise, Alec Baldwin, Russel Brand, Catherine Zeta-Jones, Paul Giamatti. Com músicas de Bon Jovi, Journey, Poison, Joan Jett, Twisted Sister, Extreme e outros.

Um concerto cinematográfico

Por Narda Stael

O Rock hoje é chato e sem graça. Não é preconceito não, é constatação. Nos anos 80 e 90 nos divertíamos com bandas de Rock que tinham atitude e faziam shows performáticos. Ainda me lembro do Rock in Rio de 1991, onde o “Guns N’ Roses” fez uma apresentação histórica e inesquecível. E eu estava lá! Eram verdadeiros cultos ao estilo de vida contestador e agressivo do Rock que começou nos Estados Unidos nos anos 50. Quem tem mais de 30 anos sabe do que eu estou falando. Mas vamos deixar de saudosismo e falar do filme “Rock of Ages”, dirigido pelo cineasta californiano Adam Shankman (de "Um Amor Para Recordar" e "Hairspray - Em Busca da Fama"). O longa-metragem é um musical que traz uma trilha sonora excelente de bandas como: Bon Jovi, Poison, Extreme e outros. E o mais legal de tudo: os atores do filme é que cantam esses sucessos. E bem! É impossível ao público não cantarolar junto com eles dentro do cinema. O destaque vai para Cruise na versão de "Paradise City" que toca no início e no fim. É impagável.

E falando da trama, ela é baseada num musical da Brodway – que conta a história de um ídolo do Rock, que procura uma canção perfeita e de um casal de jovens apaixonados que usam o palco para demonstrar o amor que os une. Ambos trabalham no Bourbon Room, uma casa de espetáculos que está prestes a fechar, a não ser que o astro Stacee Jaxx faça um show por lá. Ao mesmo tempo, a primeira-dama da cidade organiza uma grande campanha moralista para fechar esse bar e acabar com a alegria dos roqueiros. Isso tudo regado a canções clássicas de um estilo que marcou gerações: o Rock.

O filme é perspicaz e popular para fazer uma referência e ao mesmo tempo uma autocrítica à mudança da indústria fonográfica. Pouca história, muita dança e um roteiro um tanto arrastado e longo. Mas nada que tire a atenção do expectador da telona.

Além do som, o ponto alto é o elenco. Todos os atores estão se divertindo e muito, especialmente Tom Cruise. A interpretação que ele faz do seu personagem Stacee Jaxx, usando os gestos e trejeitos de Axl Rose, líder do Guns, é perfeito. O ator de Hollywood consegue dar o tom certo ao papel do astro do Rock. O resultado é um roqueiro engraçado. Ainda tem Catherine Zeta-Jones, a primeira-dama da cidade e Paul Giamatti o empresário safado, que exageram um pouco na dose em parecer caricatos e afetados. Mas acho que eles fazem de propósito. Não posso deixar de citar Russell Brand que faz ótima dupla com Alec Baldwin.

Concluindo, vale à pena conferir essa história contada através de grandes hits do pop rock dos anos 80/90, com letras que fizeram a cabeça de muita gente nos Estados Unidos e mundo afora. Rock of Ages é diversão da melhor qualidade. Rock In Roll forever!!!!


Confira as faixas da trilha sonora

1 “Paradise City” (Tom Cruise)
2 “Sister Christian” / “Just Like Paradise” / “Nothin’ But A Good Time” – (Julianne Hough, Diego Boneta, Russell Brand, Alec Baldwin)
3 “Juke Box Hero” / “I Love Rock ‘n’ Roll” (Diego Boneta, Alec Baldwin, Russell Brand, Julianne Hough)
4 “Hit Me With Your Best Shot” (Catherine Zeta-Jones)
5 “Waiting For A Girl Like You” (Diego Boneta, Julianne Hough)
6 “More Than Words” / “Heaven” (Julianne Hough, Diego Boneta)
7 “Wanted Dead Or Alive” (Tom Cruise, Julianne Hough)
8 “I Want To Know What Love Is” (Tom Cruise, Malin Akerman)
9 “I Wanna Rock” (Diego Boneta)
10 “Pour Some Sugar On Me” (Tom Cruise)
11 “Harden My Heart” (Julianne Hough, Mary J. Blige)
12 “Shadows of the Night” / “Harden My Heart” (Mary J. Blige, Julianne Hough)
13 “Here I Go Again” (Diego Boneta, Paul Giamatti, Julianne Hough, Mary J. Blige, Tom Cruise)
14 “Can’t Fight This Feeling” (Russell Brand, Alec Baldwin)
15 “Any Way You Want It” (Mary J. Blige, Constantine Maroulis, Julianne Hough)
16 “Undercover Love” (Diego Boneta)
17 “Every Rose Has Its Thorn” (Julianne Hough, Diego Boneta, Tom Cruise, Mary J. Blige)
18 “Rock You Like A Hurricane” (Julianne Hough, Tom Cruise)
19 “We Built This City” / “We’re Not Gonna Take It” (Russell Brand / Catherine Zeta-Jones)
20 “Don’t Stop Believin’’ (Julianne Hough, Diego Boneta, Tom Cruise, Alec Baldwin, Russell Brand, Mary J. Blige)