Semana ABC PUC RJ

SEMANA ABC 2011. Ciclo de palestras e debates com diretores e profissionais do cinema nacional. De 4 a 6 de maio na PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Dia 7 de maio será a entrega dos prêmios. Os principais profissionais técnicos e criativos do cinema nacional estarão mobilizados, Prêmio ABC de Cinematografia. Organizado pela Associação Brasileira de Cinematografia, o evento acontece há 10 anos (prêmio) alternadamente entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Neste ano, a Semana acontece na PUC/Rio, e traz Affonso Beato, Adrian Teijido, Jeffrey Reyes e outros nomes altamente gabaritados para abordarem temas relativos às novas tecnologias e ao mercado audiovisual.

Criada em 2003, a Semana ABC reúne seus associados para se atualizarem e entrarem em contato com as novidades tecnológicas da indústria cinematográfica. Como é de praxe, a Associação presta homenagem a um grande profissional de cinema. Walter Lima Júnior é o cortejado do ano. Esse famoso diretor niteroiense é autor de uma obra incontestavelmente rica, iniciada em 1965 com “Menino de Engenho”, e que já foi premiado diversas vezes, inclusive com um Urso de Prata do Festival de Berlim, pelo filme “Brasil ano 2000”(1969). A homenagem será realizada na noite do Prêmio ABC, marcada para o dia 7 de maio, em grande festa no Iate Clube do Rio de Janeiro, quando também serão divulgados os eleitos melhores do ano pelos associados. A votação, feita exclusivamente por membros da Associação Brasileira de Cinematografia, será concluída até o dia 30 de abril de 2011.Concorrem ao Prêmio, os filmes brasileiros lançados durante o ano de 2010.

Os longas concorrentes deste ano são:
(todos com opinião neste blog)

Melhor Direção de Fotografia

Chico Xavier – Nonato Estrela, ABC
Os Famosos e os Duendes da Morte – Mauro Pinheiro Jr, ABC
Olhos Azuis – Nonato Estrela, ABC
A Suprema Felicidade – Lauro Escorel, ABC
Tropa de Elite 2 – Lula Carvalho

Melhor Direção de Arte

O Bem Amado – Cláudio Amaral Peixoto
Chico Xavier – Cláudio Amaral Peixoto
Os Famosos e os Duendes da Morte – Marcelo Escañuela
A Suprema Felicidade – Tule Peake
Tropa de Elite 2 – Tiago Marques Teixeira

Melhor Som

Chico Xavier – Carlos Alberto Lopes, Simone Petrillo, Branko Neskov, CAS
Os Famosos e os Duendes da Morte – Geraldo Ribeiro, Martin Grignaschi
As Melhores Coisas do Mundo – Louis Robin, Alessandro Laroca, Armando Torres Jr
A Suprema Felicidade – Romeu Quinto, ABC; Miriam Biderman, ABC; Ricardo Reis, Jose Luis Sasso
Tropa de Elite 2 – Leandro Lima, Alessandro Laroca, Armando Torres Jr

Melhor Montagem

5x Favela - Agora Por Nós Mesmos – Quito Ribeiro
As Melhores Coisas do Mundo – Daniel Rezende
A Suprema Felicidade – Letícia Giffoni
Tropa de Elite 2 – Daniel Rezende
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo – Karen Harley

SERVIÇO

4 a 7 de Maio
Entrada franca
Curso de Cinema da PUC RJ - Auditório do RDC

Programação Semana ABC 2011

4ª feira, dia 04/05/2011

Mesa 1 - 9h30m às 11h30m

" Fundamentos de Estereografia - 3D " Palestra e discussão do texto: elementos fundamentais entre a nossa percepção estereoscopica, a captação e projeção estereográfica. com Affonso Beato, ASC, ABC
Ao longo de sua carreira como diretor de fotografia, Affonso Beato filmou mais de cinquenta longas, 300 comerciais e 20 documentários, cinco deles sob sua direção.

Mesa 2 - 13h30 às 15h30m Apresentação da SONY

“Tecnologias para a produção - Uma visão geral das tecnologias atuais para aplicação em Produção: uma abordagem da evolução e benefícios da captação em 35mm digital, com a evolução e linha de produtos atual tanto para produção com pequeno investimento bem como as alternativas para produções com a melhor tecnologia existente. Apresentação das tecnologias de captação e armazenamento em memória de estado sólido como formato consolidado para o mercado de produção e as alternativas de formatos de gravação como HDCAM SR e XDCAM HD . Explicação dos conceitos da produção 3D com apresentação das opções de alta performance com uso de sistemas de RIG bem como opções de baixo custo com câmeras específicas para a produção 3D, mostrando também alguns cuidados e recursos para oferecer soluções que permitam a produção 3D desde a lente até a visualização na sala de estar, dentro das diversas realidades de orçamento. A evolução da tecnologia de monitoração e adoção do OLED como tecnologia para monitor de alta qualidade necessário na cadeia de produção. Por Eric Soares
Engenheiro de Suporte a Vendas da Sony, especialista em tecnologias e produtos no mercado de Broadcast.

Mesa 3 - 16h às 18h

“ Visualização em TV / Cinema Digital e Games
A mesma tecnologia e processos de produção de conteúdo digital são utilizados no cinema, na televisão e nos videogames. Qual é o novo conceito de conteúdo digital? Que tipo de profissional está sendo requisitado pelo novo mundo digital que se manifesta convergente, ubíquo, universal, orientado a nicho e interativo ? Qual é a dinâmica da inovação na indústria do entretenimento digital? Quais são as novas direções em luz, movimento e storytelling? O que é visualização e que revolução ela representa? Por Bruno Feijó
Professor e pesquisador do grupo de Computação Gráfica e Entretenimento Digital do Dept. de Informática/CTC da PUC-Rio, Coordenador do laboratório de pesquisa VisionLab, editor da série Media Technology da Elsevier do Brasil, engenheiro pelo ITA e PhD pela University of London, Imperial College.

5ª feira, dia 05/05/2011

Mesa 4 – 9h30m às 11h30m

Mesa PUC - Qual é o Tamanho do Nosso Mercado Audiovisual?
A idéia de uma indústria audiovisual se torna cada vez mais fortalecida pelos números apresentados pelo cinema no ano de 2010 e a continuidade da força da televisão brasileira no segmento da tele dramaturgia. Ainda podemos considerar a produção de filmes publicitários e o número crescente de programas independentes como um indício do crescimento da atividade. No sentido contrário, ainda é necessário utilizar incentivos fiscais e editais para ter acesso a recursos para produção de projetos audiovisuais, além da dificuldade de importação de equipamentos que permitam modernizar o parque industrial a um custo accessível. O crescente número de escolas de cinema tem formado uma quantidade considerável de mão de obra que busca oportunidades de emprego. Qual seria o verdadeiro tamanho desse mercado de trabalho.
Diante desse panorama sem estatísticas precisas, podemos afirmar que o Brasil já tem uma indústria do audiovisual consolidada? Além disso, está preparada para enfrentar o aumento da demanda interna e a competição acirrada do mercado mundial de conteúdo audiovisual?
Coordenação: Marcelo Taranto
Participação: Mario Diamante – Ancine, Pedro Butcher – Filme B

Mesa 5 - 13h 30 às 15h30m

Mesa da Cinemateca Brasileira
Coordenação: Osvaldo Emery

Mesa 6 - 16h às 18h

"A Fotografia Cinematográfica pelo Olhar dos Diretores de Cena "
Coordenação Maritza Caneca
Participação: Breno Silveira, Marcelo Gomes, Vicente Amorim, Walter Lima Junior

6ª feira, dia 06/05/2011

Mesa 7 – 9h às 10h30m

Apresentação Panasonic

Mesa 8 - 11h às 13h

O Som no Audiovisual - da Pré a Pós produção
O som durantes as filmagens e na finalização. Encontros e desencontros com os outros profissionais
Coordenação: Carlos Klachquin
Participação: Maria Muricy

Mesa 9 – 14h às 16h

Apresentação ARRI - "Captação com cameras digitais com sensores 35mm"
Por Jeffrey Reyes
Local: Sala K 102 - 14h às16h
Encontro aberto dos Profissionais do Som

Mesa 10 – 16h 30m às 18h30m

“ Como decidir o formato adequado de captação para um projeto Audiovisual
Conceito: textura, agilidade, portabilidade, segurança
O Fantasma do Armazenamento - Workflow, Custo e Mídias
Coordenação: Adrian Teijido
Participação: Murillo Salles, Nonato Estrela, Walter Carvalho