Crítica: A Vida Íntima de Pippa Lee

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Rebecca Miller
Elenco: Robin Wright Penn, Winona Rider, Alan Arkin, Maria Belo, Keanu Reeves, Julianne Moore, Blake Lively
Fotografia: Declan Quin
Montagem: Sabine Hoffman
Música: Michael Rohatyn
Produtor: Lemore Syvan, Dede Gardner
Produtora: IM Global
Duração: 98 minutos
35mm
País: Estados Unidos
Ano: 2009
COTAÇÃO: BOM


A opinião

"Eu quero ser entendida", diz desejando não mais ser a mulher enigmática para ela e para os outros. A atmosfera é nostálgica, como uma vida politicamente correta e plastificada. Com produção executiva de Brad Pitt, aborda a vida de Pippa Lee, com 50 anos, mora em um bom bairro de Nova York, é casada com um brilhante editor 30 anos mais velho que ela e é mãe orgulhosa de gêmeos bem sucedidos. Mas quando seu marido decide que está na hora de se aposentar e sair da cidade, e ainda arruma uma amante bem mais jovem do que ela, Pippa vê seu mundo, sua vida, sua família e tudo o que ela mais ama correr perigo.

As cores vibrantes e iluminadas narra a vida no presente e as memórias do passado. Logo percebemos que a felicidade é forjada e que as rachaduras são recoladas a todo momento. A crença hipócrita impulsiona os personagens a seguir adiante, aprofundados na solidão resignada da satisfação pessoal ao próximo. "O humor dela governa a minha vida", sobre a mãe com problemas.

Há uma linha imaginária dividindo a loucura real e a percepção e ou desejo de tudo estar aparentemente bem. Há o sarcasmo irritado prestes a explodir. O filme explica como Pippa tornou-se tão enigmática. As frustrações e desapontamentos geram ações impensadas e inconscientes de ligação com o passado, implorando por libertação. A atmosfera é infeliz e com a sensação de tudo está perdido, com uma trilha sonora melancólica para depressiva.

Os personagens precisam de carinho e atenção, que evitam fornecendo o poder ao controle da verdade desacreditada deles mesmos em suas vidas. "Todo dia eu tentava ser boa para apagar o passado, como uma dançarina que ensaia um novo número, acreditando na repetição para educar o meu cérebro", diz.

Mas quando tudo estava perfeito (as interpretações e os aprofundamentos), a diretora coloca tudo a perder quando simplifica o que não poderia, mudando o rumo e até mesmo as próprias sensações. Transfere uma artificialidade ao instante do confronto e busca a todo momento a felicidade de seus personagens. O final é outro filme. Nervoso e corrido para que tudo aconteça da melhor forma e seja feliz enquante dure. Fiquei bastante desapontado. Portanto, eu recomendo, mas não com tanta determinação e vontade.

A Diretora

Rebecca Miller nasceu nos EUA em 1962. É filha de Arthur Miller (1915-2005), dramaturgo de A Morte do Caixeiro Viajante e As Bruxas de Salem, e casada com o ator Daniel Day-Lewis. Começou a carreira artística como atriz e só mais tarde passou a dirigir. Seu primeiro filme, Angela (1995), foi premiado em Sundance. O segundo longa, O Tempo de Cada Um (2002), recebeu o Prêmio Especial do Júri no mesmo festival. Também escreveu e dirigiu O Mundo de Jack e Rose (2005).

A Atriz

Robin Gayle Wright Penn nasceu em Dallas, 8 de abril de 1966, nascida Robin Gayle Wright, é uma atriz norte-americana. Teve envolvimento com o ator Sean Penn por mais de vinte anos, até se casarem, em 27 de abril de 1996. O casal vive junto na Califórnia com seu casal de filhos. Antes de se casar, era creditada simplesmente como Robin Wright, nome que ela retoma em sua carreira. Entre 1986 e 1988 foi casada com o ator Dane Witherspoon. Robin é a porta-voz de uma fundação de apoio a vítimas de miastenia grave nos Estados Unidos.

Filmografia

2009 - A Vida Íntima de Pippa Lee
2009 - Intrigas de Estado
2009 - Os Fantasmas de Scrooge
2008 - Nova York, Eu Te Amo [opinião aqui --> arquivo outubro]
2008 - What Just Happened?
2007 - A Lenda de Beowulf
2006 - Invasão de Domicílio
2003 - Crimes de um Detetive
2002 - Deixe-me Viver
2002 - Searching for Debra Winger
2001 - A Promessa
2001 - A Última Fortaleza
2000 - Corpo Fechado
1999 - Uma Carta de Amor
1998 - Hurlyburly
1997 - Loucos de Amor
1995 - Acerto Final
1994 - Forrest Gump - O Contador de Histórias
1992 - A Revolta dos Brinquedos
1992 - Romance Proibido
1990 - Um Tiro de Misericórdia
1987 - A Princesa Prometida