O Diretor: Steven Soderberg



Steven Soderbergh (creditado algumas vezes em filmes como Peter Andrews ou Sam Lowry) nasceu em Atlanta, 14 de janeiro de 1963) é um cineasta com uma técnica típica e pessoal de realizar seus filmes.

Quando adolescente descobriu o cinema fazendo pequenos filmes em super 8. Pegava o equipamento emprestado na Lousiania State University e os fazia inspirados em cineastas diversos, como Andrei Tarkovski.

Soderbergh também fez, eventualmente, 'free-lancers' (trabalhos autônomos) como editor de filmes. Tornou-se famoso por executar várias funções dentro de um mesmo filme, como direção de fotografia, edição, direção e roteiro. Como o regulamento proibe que o cineasta exerça múltiplas funções dentro de um filme, ele assina sob diferentes pseudônimos.

Em 2001 tornou-se o terceiro diretor a ser indicado ao Oscar de melhor diretor por dois filmes, Traffic e Erin Brockovich (o primeiro foi Michael Curtiz, no ano 1939 e o segundo foi Francis Ford Coppola no ano de 1974).

Foi também o vencedor mais novo da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1989, por seu trabalho no filme de estréia na carreira, Sexo, Mentiras e Videotape.

Entrou no mundo da direção quando filmou um espetáculo do grupo de rock Yes, o que lhe rendeu uma indicação ao Grammy. O vídeo do show foi o 9012 Live, em 1986.

Em 2006 lançou um plano ousado de distribuição de filmes, que tem seis experiências. O primeiro foi Bubble, um filme sem importância a não ser pelo fato de que, além do cinema, também foi, simultaneamente, lançado em DVD e na televisão paga. Esse fato ocorreu, em parte, pela mudança de costumes das pessoas, no mundo todo, já que elas já alugam mais DVDs, assistem mais videos na web, também baixam filmes na rede e veêm muita televisão (aberta ou paga) do que simplesmente ir ao cinema.

Ele, que veio do meio cinematográfico independente, se justificou, dizendo que o espectador, atualmente, quer ter mais controle sobre as formas de ver filmes. "É um processo irreversível", diz.

Soderberg por Soderberg

"Ficou mais difícil fazer cinema. Antes, as pessoas pensavam que podiam fazer dinheiro com qualquer tipo de filme. Hoje, elas acham que existe um certo tipo de filme. E talvez estejam certas. Eu odiaria estar começando agora. É fácil fazer um filme bacana, com pouco dinheiro, mas quem irá vê-lo?"

"Eu só penso em fazer algo que será diferente do que acabei de fazer. É legal ter uma grande tela para poder brincar. Mas é ótimo fazer um filme como "Confissões...", com 11 pessoas, de maneira rápida, com bastante liberdade"

"Todo tipo de filme tem uma corda que o impede de sair voando. Se você fizer um filme com US$ 100 milhões, é melhor ser um filme que muitas pessoas vão gostar ou você é um idiota. Agora, quando você faz um filme de US$ 1,5 milhão, você pode ser tão esquisito quanto quiser".

Filmografia

2009 - Confissões de uma Garota de Programa
2009 - Che Parte 2
2008 - Che Parte 1
2007 - Treze homens e um novo segredo
2006 - O segredo de Berlim
2006 - Bubble
2004 - Eros (dirigiu um curta-metragem desse projeto)
2004 - Doze homens e outro segredo
2002 - Solaris
2002 - Full Frontal
2001 - Onze homens e um segredo (título em Portugal "Façam as vossas apostas")
2000 - Traffic
2000 - Erin Brockovich, uma mulher de talento
1999 - O estranho
1998 - Irresistível paixão
1996 - Schizopolis
1996 - Gray's Anatomy
1995 - Obsessão
1993 - O inventor de ilusões
1991 - Kafka
1989 - Sexo, mentiras e videotape
1987 - Winston